HISTORIA DO KM MIL

Aluno: Henrique Civiero
Serie:6ª
Profª: Cristiane Aparecida de Oliveira


Minha comunidade

Perto de Novo Progresso existe uma vila chamada Vila Isol e mais conhecida como km 1000.
O nome de Vila Isol é por causa de um antigo morador, que tinha uma firma chamada Isol, e por isso o nome Vila Isol.
O primeiro posto de saúde, foi construído em 2005, alguns moradores como Celso Civiero, Juarez Civiero e o Jorjao são uns dos moradores mais antigos, em 1989 a Vila Isol tinha um hospital.
A igreja e a escola eram onde hoje é a lan house.
Antigamente só tinha algumas casas, hoje atualmente existem 300 ou mais casas.
Em 2008 e 2009 a Vila teve duas grandes conquistas importantes a energia 24 horas e a água encanada.
A Vila evoluiu muito foi chegando mais pessoas, o asfalto chegou na Vila Isol em 2011.
Hoje atualmente moram 1000 ou mais pessoas, neste ano 2012, construíram a adepará, uma sub-prefeitura e para construir em 2013.
A vida é calma, não tem muita violência, o nome da escola é em homenagem ao Dr. Isaias.
Hoje a Vila Isol é o primeiro distrito do Novo Progresso nossa comunidade tem uma radio, tem muitas lojas. Isso é um orgulho para nossa comunidade.




Aluna: Miquelli Silva Civiero.
Serie: 4º
Profª: Adriana Manfroi

Nossa história

Onde nos moramos é um lugar que esconde tudo do passado, mistério inacreditáveis, todos podem pensar que é aqui é um lugar pobre e sem valor. Quem falou e pensou esta enganado e vai se arrepender disso.
Esse lugar é rico de maravilhas e tem muita coisa de valor: a felicidade e tesouro de verdade.
E qual é o tesouro?
Os tesouros indígenas, antropólogos comprovam que nesse lugar existem objetos usados na época que a vila ainda não existia, pois era território indígena.
Também dizem que na vila existia um cemitério indígena, e quem tem sorte pode achar alguns fragmentos de grande valor cultural.
Em 2011 foi o começo da construção do asfalto da BR 163, que foi terminada no começo de 2012.
A BR 163 também é conhecida como Rua Débora miqueli, que naquele tempo uma parte da vila era do Celso Civiero quem vendia lotes e Débora miqueli era sua falecida filha.
Na época de 1989 a 1992, teve um hospital que era do Dr. Isaias Pinheiro Antunes, com o passar do tempo o hospital foi fechado e foi transformado em uma escola que ate hoje atende e educa muitas crianças. A escola em homenagem a ele o nome da escola tem o seu nome.
Nos temos a água encanada desde de 2008 e a energia de 2009 e essa é a nossa historia.



Aluna: Caroline Souza
Serie:6ª
Profª: Cristiane Aparecida de Oliveira
Minha comunidade

Eu vim morar nessa comunidade no ano de 2008, logo que cheguei aqui comecei a estudar na 2ª serie, na escola Dr. Isaias Pinheiro Antunes, conheci pessoas diferente e nossa vida começou a mudar com as mudanças da comunidade.
Para começar, falo das estradas que eram muito feias, esburacadas e para sair então, era aquele sofrimento, com atoleiros nas estradas.
Na saúde também era difícil, encontrar remédio e enfermeiras competentes no posto de saúde era quase impossível, porque aqui ninguém estava contente com ninguém e por isso não sofríamos muito.
Não tínhamos o ensino médio, e muitos alunos tinham que estudar longe de seus familiares e dependeram dos outros para acabar o estudo.
Hoje em dia nos temos quen agradecer por tudo que temos, por ser um lugar pequeno nos temos tudo de bom em nossa comunidade como por exemplo: temos aqui três mercados, hotéis, lojas, escola, agropecuária, oficinas e também adepara que ainda não foi inaugurada, mas já esta funcionando.
Houve muitas mudanças boas que ocorreram devido os anos que passaram e assim esperamos mudar e crescer cada vez mais e melhorar.
Hoje saímos e chegamos com estradas boa, asfalto, temos medicamentos e enfermeiras que cuidam de nossa saúde, professores para dar aula para o ensino médio e muito mais.
Hoje o mil tornou-se um distrito. O primeiro distrito de Novo Progresso, isso é um orgulho para nos moradores daqui.
Teve o tempo de sofrimento, só que agora é só felicidade e valorizar o que temos cada dia, mês e ano. Aqui termina minha historia verdadeira e não inventada

3 comentários:

Unknown disse...

Lindas historia contada pela nossas crianças da comunidade de Vila Isol (km 1000)

Unknown disse...

e verdade

marcio penapolis SP, disse...

ola! em 15 e 15 dias eu estou ai ,pois trabalho com caminhão e trasporto madeira ai com o micharia ,sou de penapolis SP gosto do KM 1000.. ass,marcio ..