sábado, 27 de abril de 2013

Efeito Romanholi – Prefeito não assina e adia Criação do Consórcio Intermunicipal do Tapajós



A fundação oficial da entidade composta pelos municípios da nossa região aconteceria durante conferência realizada em Novo Progresso na noite de sexta-feira, 26/04. Na oportunidade, estavam presentes comitivas dos municípios de, Trairão, Itaituba, Rurópolis, Aveiro e Jacareacanga, além do anfitrião, Novo Progresso.



Reunião dos Prefeitos da Região, em Novo Progresso

A finalidade principal do encontro não foi atingida. O Consórcio Intermunicipal do Tapajós visando a união o fortalecimento dos municípios envolvidos, a fim de tentarem minimizar ao máximo os impactos sociais e ambientais que acontecerão com a construção de um complexo de 05 hidrelétricas, entre elas, São Luiz do Tapajós, Jatobá, Cachoeira dos Patos, Cachoeira do Caí e Jamanxim, foi adiada para uma próxima ocasião, que será marcada futuramente. O prefeito de Novo Progresso Osvaldo Romanholi, achou melhor não assinar a minuta de criação do consórcio, considerou que precisava de mais tempo para sua assessoria jurídica analisar o documento.

O Consórcio Intermunicipal do Tapajós foi uma iniciativa do Prefeito de Jacareacanga, Raulien Queiroz, junto com o Prefeito de Trairão, Danilo Miranda, eles foram únicos gestores reeleitos dos Municípios que agregam a aliança cuja mesma constituirá a Associação dos Municípios impactados, direta e indiretamente pelo Projeto de construção e funcionamento dos Portos e do Complexo Hidrelétrico na região do Tapajós.

Danilo Miranda, prefeito de Trairão, falando da importância do Consórcio disse: -“O papel fundamental do Consórcio Tapajós será fiscalizar tudo que diz respeito às obras em questão, desde os estudos até a liberação das licenças. Durante esse período, o Consórcio vai tentar conseguir muitas conquistas em relação à redução significativa dos impactos ambientais bem como as compensações das ações mitigadoras”.

Osvaldo Romanholi, prefeito de Novo Progresso, sugeriu que os municípios unam-se em Consórcio não só com um objetivo específico, mas que possam, por exemplo: – “realizar compras juntos, devido a grande quantidade, conseguiríamos preços muito melhores”.

Edemar Oneta, vereador de Novo Progresso assistiu a reunião e comentou, “percebi que havia uma grande expectativa das comitivas dos outros municípios que o Consórcio fosse criado, era a segunda reunião a respeito do assunto, algumas assessorias jurídicas de outros prefeitos, como a de Jacareacanga, que tentou argumentar com o prefeito de Novo Progresso para que assinasse o documento evitando a postergação da criação da entidade intermunicipal”.

Logo após a reunião os prefeitos e suas comitivas foram recepcionadas para um jantar.

Por Édio Rosa – www.tribunanp.com.br


4 comentários:

Anônimo disse...

A informação da notícia, tem falhas. A ata da reunião foi assinada por todos e a primeira assinatura foi do Prefeito Osvaldo Romanholi. Meu amigo Curica, é preciso ter responsabilidade na hora de divulgar uma notícia, verificar antes se ela é verdadeira ou não.

Anônimo disse...

na página da prefeitura tem a cópia da Ata.
http://www.novoprogresso.pa.gov.br

Anônimo disse...

Para ser mais preciso:

http://www.novoprogresso.pa.gov.br/prefeitura/?p=1103

Anônimo disse...

Assinou a Ata sim, mas a entidade ainda não foi consolidada.
Motivo: Prefeito não sabe a diferença entre um Estatuto e um Plano de Ação.
Incompetência que gerou atraso.