segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Agente do ICMBio foi detido pela PM após efetuar vários disparos de pistola no centro de Novo Progresso

O agente do ICMBio Mario Antonio Cavaleiro de Macedo foi detido pela PM de Novo Progresso PA após ter causado pânico no “Chopão” bar e restaurante mais freqüentado pela sociedade local. Segundo a PM, o agente do ICMBio estava com sinais de embriagues e efetuou em torno de 10 disparos de pistola ponto 40 depois de uma rápida discutição na madrugada do dia 27/10/2012.



Segundo o relato da Policia Militar, depois de receber uma denuncia de disparos efetuados proximo ao Chopão, os policiais seguiram em diligencia até o referido restaurante onde encontrou as pessoas assustadas e falando de um Homemque foi reconhecido por ser agente do ICMBio e que o mesmo havia efetuado vários disparos de arma de fogo após uma pequena discutição por volta das 03 horas da madrugada.
As cápsulas deflagradas ficaram espalhadas pelo chão e uma loja próxima foi alvejada no vidro e na parede.

A policia saiu em captura do elemento e encontrou o mesmo em outro bar já próximo as 4 horas da madrugada.
Ao perceber que o mesmo estava portando uma arma os Policiais detiveram o elemento e conduziram o mesmo para a DP onde foi realizado os procedimentos.

Ao ser detido pela Policia o elemento teria se identificado como agente do ICMBio e mostrava sinais de embriagues, ele também teria pedido aos policiais que não efetuassem a abordagem para não prejudicar sua carreira de mais 20 anos, porém os policiais o detiveram e conduziram o elemento para a delegacia onde algum tempo depois o mesmo foi liberado.

E lamentável que agentes enviados para esta região a peso de ouro pelo governo federal tenham este tipo de comportamento, agindo como se estivessem acima da lei, bebendo e brincando de Bang Bang em pleno centro da Cidade, dando um péssimo exemplo de conduta, disparando em via publica e atentando contra a vida das pessoas.

Vale lembrar que nunca agente algum do governo sofreu qualquer agressão dos moradores de Novo Progresso, pelo contrario são muitas as reclamações da população de casos de abuso de autoridades por parte dos federais.

São vários os casos de evidente despreparo de alguns agentes que fortemente armados acabam disparando suas armas em via pública.
Só para lembrar, em 2008 um motorista de caminhão foi alvejado pelas costas sendo atingido na perna por agentes federais, algum tempo depois um agente disparou acidentalmente ferindo a própria perna dentro de um posto de gasolina, evidenciando o despreparo dos mesmos para portar armas tão potentes. Agora este elemento, (Mario Antonio Cavaleiro de Macedo) dispara sua pistola ponto 40 no centro da Cidade, ( 9 cápsulas deflagradas foram encontradas no local dos disparos.)

São vários os relatos dos moradores da área rural onde pessoas reclamam de agentes que abusam do poder, invadem casas, danificam equipamentos de trabalho, incendeiam maquinas agrícolas e residências causando pânico no interior do município.
Agora também esta acontecendo na zona urbana como neste episódio onde um agente supostamente embriagado mostra todo o despreparo para portar armas tão poderosas (Pistola ponto 40) que custa caríssimo aos cofres públicos e acabam sendo usadas em meio a pessoas inocentes.

Esta mais do que na hora do governo federal rever os gastos absurdos com estas operações que só visa repremir e engeçar a economia local, os gastos do governo pra reprimir e oprimir os moradores desta região são infinitamente superiores do que o governo gastaria para legalizar as terras e acabar com a ilegalidade e os crimes ambientais.

Esta mais do que na hora do governo enviar pessoas qualificadas e em grandes quantidades para concretizar os cadastros ambientais rurais (CAR) e definir a titulação das propriedades, haja vista que não resta a menor duvida que somente com a titulação das áreas poderá se acabar com os crimes ambientais e com a gastança abusiva com super operações para supostamente proteger a floresta e humilhar a população que só quer trabalhar digna e legalmente.

As forças federais serão sempre bem vindas neste município, mas é passado da hora de equilibrar as forças dos órgãos de repressão com os órgãos de legalização, aja vista que o IBAMA e o ICMBio tem total apoio do governo, tanto financeiro, bélico,material humano, equipamentos, viaturas, aeronaves, enquanto o INCRA que deveria estar atuando forte na região, raramente aparece e quando isso acontece vem despreparado sem agentes, sem equipamentos, sem aparatos, sem motivação, ficando dois ou três dias e desaparecem sem resolver nada, deixando a nítida impressão que o governo não quer legalizar a região preferindo manter famílias de trabalhadores como foras da lei e a mercê da arrogância de certos agentes despreparados que abusam do poder enquanto a população fica totalmente abandonada.

A população reclama diariamente das provocações de certos agentes que buscam fazer com que alguém perca a cabeça e venha a reagir e revidar a truculência dos agentes para supostamente usar esta possível reação como desculpa para intensificar o massacre financeiro e psicológico que esta sendo imposto na região.
Porem a população esta consciente que não deve revidar os abusos e provocaçoes dos agentes mal intencionados para não alimentar a mídia e a opinião pública La de fora que parecem torcer pela aniquilação da população da região da BR 163 no Estado do Pará que esta totalmente desprotegida e sendo esvaida pelo mesmo governo que um dia os chamou para este lugar.

www.povosdaamazonia.com.br

Nenhum comentário: